top of page
Encontro Nacional de Docentes e Investigadores do Ensino Superior
Encontro Nacional de Docentes e Investigadores do Ensino Superior
O Professor Cristão na Universidade
Quando
22/04/2017, 09:00 – 17:00
Onde
Casa São Nuno,
Av. Beato Nuno 271, 2490-216 Fátima, Portugal

22 de abril de 2017  | 10h - 17h

(Inscrições até 19 de abril)

Apresentação do Encontro

A universidade é por natureza um espaço aberto, de encontro de pessoas diferentes, de respeito pelo pensamento do outro, de diálogo entre culturas, de enriquecimento mútuo e de procura da verdade.

 

No entanto, nos dias de hoje, a universidade centra muito o seu olhar na observação, na experimentação e num tipo de racionalidade excludente de outras dimensões. A sua forma de considerar a realidade cai num certo reducionismo e tecnocratismo, já que, ao valorizar a experimentação ou a racionalidade dos cálculos sobre outras dimensões da vida, como a ética e a própria dimensão espiritual da pessoa, reduz o olhar amplo típico da universidade a uma cosmovisão ideológica e monocultural. 

 

É neste contexto, de quem quer refletir que na vida há muito mais do que a constatação de aspetos da realidade que podem ser medidos, calculados ou controlados, e de que a ciência não se pode restringir à ciência experimental, que propomos este encontro.

Importa, então, criar espaços de refleção sobre o papel que o docente e investigador cristão deve ter na universidade, sobre os desafios que lhes são colocados no contexto atual académico e os obstáculos que estes encontram para a vivência da dimensão cristã no exercício das suas funções académicas.

 

Para nos ajudar a refletir sobre esta temática, convidamos oradores que, aceitaram o nosso convite para vir partilhar um saber que muito apreciamos e que, por certo, também nos tornará mais enriquecidos, ajudando-nos a vislumbrar novas perspetivas e desafios que a universidade hoje coloca na vida de um académico cristão.

Oradores

D. Manuel Clemente

Após concluir o curso secundário, frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa onde se formou em História.
Licenciado em História, ingressou no Seminário Maior dos Olivais em 1973. Em 1979 licenciou-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, doutorando-se em Teologia Histórica em 1992, com uma tese intitulada nas origens do apostolado contemporâneo em Portugal. A "Sociedade Católica" (1843-1853).
Desde 1975, lecciona História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa.

É Membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Patriarca Eleito de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. Foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e com o Prémio Pessoa no ano de 2009.

Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Jubilado, casado, natural da Nazaré.

Licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

É actualmente Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho; e Membro Eleito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa. 

Premiado na área da Psicologia, foi agraciado por Sua Majestade, o Rei de Espanha com a Grã-Cruz da Ordem de D. Raimundo de Peñaforte, pela sua acção como Ministro da Justiça no âmbito da União Europeia; e por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, pela sua acção como Ministro da República.

É Investigador Principal do Centro Interuniversitário de História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT) e actualmente é o Presidente do Departamento de História e Filosofia da Ciência, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação estão relacionados com a história das ciências exactas nos séculos XV a XVII. Interessa-se também pela história do livro científico antigo e tem colaborado regularmente com a Biblioteca Nacional de Portugal. É membro de várias sociedades científicas e académicas, incluindo a Academia das Ciências de Lisboa, a Académie Internationale d’Histoire des Sciences, e a History of Science Society.

Foi distinguido com o Prémio Pessoa em 2014.

Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa, é jornalista do Grupo r/com desde 1997. É, desde 2008, responsável pela edição do programa semanal de informação cultural Ensaio Geral, na Renascença. Atualmente modera também Obra Aberta, um programa cultural quinzenal no CCB. Autora dos livros infanto-juvenis Chamo-me Beethoven, Chamo-me Wagner e A rádio.

Venceu o Prémio Especial Jornalista Ler/Booktailors em 2013 e venceu o Prémio Escritaria em Penafiel, na categoria em rádio em 2012 com a reportagem O Mundo de Agustina.

Álvaro Laborinho Lúcio
Henrique Leitão
Maria João Costa (Moderadora)

Contacto

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, poderá utilizar este formulário para entrar em contacto connosco

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page